Conhence nossos peixes
Quais peixes?
Here some examples of the fishes you can expect in Rio Miranda. There are many more but we collected the most common peixes here for you.
Pacú
Dourado
Jaú
Pintado
Piraputanga
Palmito
Corimbatá
Daí ser conhecida em outras regiões do Brasil como papa-terra. Recebe ainda outros nomes como grumatã, ourimatã e ainda corimbatá.
Jurupensén
Lambarí
Espécie onívora. Alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos, alevinos e larvas etc.); vivem em vários tipos de hábitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.
Materiais de ação leve, tanto varas de bambu quanto varas com molinete. As linhas podem ser de 2 a 6 lb.; e os anzóis do tipo mosquitinhos são os ideais.
Iscas de queijo, macarrão, insetos, minhocas, pedacinhos de peixe.
Durante a pescaria, é preciso ficar muito atento, porque esses peixinhos são muito ligeiros e roubam a isca facilmente.
Piau - Piauçu - Piavuçu
Deve-se utilizar equipamento de ação média, composto por uma vara para linhas de 10 a 20Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar 100m de linha de 0,40mm de diâmetro, anzóis de haste curta tamanho 2/0 a 5/0 e chumbada móvel na linha. As melhores iscas são: caranguejos, frutas e pequenos peixes inteiros ou em pedaços. Procede-se arremessando a isca deixando afundar, mantendo a linha esticada. Deve-se fisgar ao se sentir toques curtos na linha, pois o Piauçu costuma roubar a isca com extrema rapidez. Mantenha a embreagem do seu molinete ou da sua carretilha bem regulada, pois este peixe briga muito tomando vários metros de linha antes de ser embarcado.
Jurupoca
Equipamentos: equipamento médio/pesado; linhas 17, 20, 25 lb, anzóis de nºs 2/0 a 6/0; e linha de fundo com chumbo oliva. Iscas: filés ou pedaços de peixes, como sardinha de água doce, lambaris e pequenos curimbatás.
Cachorra
As cachorras podem ser pescadas durante todo o ano, sendo que na estiagem, quando a água está mais limpa e o rio mais baixo, é mais fácil de encontrá-la, pois a disputa por alimento aumenta. O tamanho mínimo permitido é de 40cm.
Para se pescar Cachorras, deve-se utilizar um equipamento de ação média/pesada, composto por uma vara para linhas de 12 a 30Lbs e carretilha ou molinete com capacidade para 100m de linha de 0,40mm de diâmetro. Deve-se utilizar um encastoado de aço encapado próximo à isca , para evitar que os dentes afiados da Cachorra cortem a linha durante a briga. Tanto com iscas naturais como com iscas artificiais, procede-se arremessando a isca em locais de águas rápidas e turbulentas, próximo à estruturas como galhos, pedras, e desbarrancados, tomando cuidado de manter a linha esticada para que esta não enrosque e que permita a fisgada no primeiro ataque do peixe.
Dica: Como a Cachorra salta muito ao se sentir fisgada, mantenha a vara abaixada com a linha esticada para que ao saltar, o peixe não escape.